Saber + sobre a atividade

Dá passos na ciência

No dia 21 de dezembro, na sala C5 da EB 2,3 de Paços de Brandão, o clube Paços na Ciência abriu as suas portas desafiando a comunidade educativa a realizar experiências multidisciplinares dinamizadas pelos alunos que frequentam o clube, bem como pelas docentes responsáveis pelo funcionamento do mesmo.

Durante uma manhã os visitantes exploraram a placa makey-makey, onde através de bananas e um simples piano de cartão e fita condutora tocaram belas melodias. Um pouco incrédulos com o kit compreenderam a função da placa e a condutividade de materiais. Ainda nesta temática visualizaram como os limões dão energia para ligar um led ou uma calculadora e a coca-cola mantém um relógio digital ligado. Junto aos microscópios observaram protozoários numa infusão de palha de centeio e as células da cebola. Investigando qual a forma da sua impressão digital, cada aluno mergulhou o indicador em pó de carvão e registou a sua impressão em papel protegido com fita cola, identificando a sua forma perante os modelos apresentados. Por estarmos na época natalícia os discentes acenderam uma luz na estrela ou pinheirinho, aprendendo a ligar um ou dois leds, seguindo as instruções apresentadas no tutorial. Ainda foi possível ver quadros com as folhas de algumas espécies vegetais do recreio da Escola devidamente identificados cientificamente.

Os visitantes demonstraram entusiasmo pelas atividades propostas e o clube de ciência viva teve a oportunidade de continuar a dar “Paços” na Ciência na escola, trabalhando a metodologia STEM.

Última alteração: Quinta, 5 Janeiro 2023, 23:15